top of page
NOSSA HISTÓRIA

O Jardim Guará Mirim é um jardim de infância  inspirado na Pedagogia Waldorf,  localizado em São Luís do Maranhão, cujas atividades iniciaram em fevereiro de 2015. O Jardim, principal projeto da Associação Guará Mirim, teve origem a partir de uma iniciativa de pais e professores que estavam em busca de uma educação mais holística, a qual prioriza a importância na relação da criança com o mundo e a liberdade para pensar, sentir ,criar  e brincar, e que as motive a buscar seu próprio caminho nesse mundo.  Neste momento inicial tivemos a fundamental contribuição da consultoria do especialista em pedagogia Waldorf, Peter Biekark. Entre 2015 e 2018 o Jardim Guará Mirim já atendeu mais de 50 crianças de 18 meses a seis anos de idade. Em junho de 2017 formalizamos a Associação Educacional e Sociocultural Guará Mirim. Desde o início de sua atuação, o Jardim Guará Mirim conta com uma tutoria pedagogica de professores formados e com experiência nesta prática pedagógica. Entre os anos de 2015 a 2018 nossa tutora foi a professora Cristiane Lima, da Escola Waldorf de Recife. A partir de 2019 teremos a colaboração da professora Glauce Kalisch que atua como jardineira na escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo. 

Por que a proposta da pedagogia Waldorf?

 

Entende-se que ela é uma pedagogia holística em um dos mais amplos sentidos que se pode dar a essa palavra quando aplicada ao ser humano e à sua educação. De fato, ela se preocupada em encarar o ser humano do ponto de vista físico, anímico e espiritual. Assim, por exemplo, cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é incentivado por meio de abordagem artística constante em todas as matérias, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio. (Fonte: http://www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm) acesso em 01.05.2019

Quais os princípios da pedagogia Waldorf para o primeiro setênio?

Para Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo austríaco que desenvolveu a Pedagogia Waldorf, a criança precisa vivenciar a beleza do mundo: "O mundo é bom" é a frase que resume esta primeira fase da vida.  Em seu livro The Kingdom of Childhood (O reino da infância), Steiner afirma que a criança deve ter poucos, porém belos brinquedos:

"É particularmente bom para uma criança quando ela pode adicionar o máximo possível de sua fantasia aos seus brinquedos, quando ela pode desenvolver uma atividade simbólica. As crianças devem ter o mínimo de coisas possíveis, que sejam bem acabadas e completas as quais as pessoas possam chamar de ‘belas’”. O artesanato, portanto, adquire nesse contexto funções e significados que vão além da beleza.

Tendo como diferencial o brincar livre e o estímulo a utilização de brinquedos confeccionados com elementos naturais, como bonecas de feltro e pano, carrinhos de madeira, assim com o brincar com a terra, é possível afirmar que o meio ambiente no qual a criança vivencia o seu processo de crescimento interfere no seu desenvolvimento físico e psíquico. Por esse motivo, a importância de brinquedos que estimulem as forças da fantasia e imaginação da criança, e que possibilitem a elas, ricas vivências sensórias. 

Jardim Guará Mirim - São Luís, Maranhão

Jardim Guará Mirim - São Luís, Maranhão

Reproduzir vídeo
Video institucional

Galeria

bottom of page